quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Sugestões no uso de materiais concretos



Tangran

O Tangram é um jogo milenar chinês, muito parecido com um quebra-cabeça composto por 7 peças que, unidas de uma determinada maneira, formam um quadrado.
Há várias versões sobre a história do Tangram. A sua origem é desconhecida, assim como a origem do seu nome.
Muitos estudiosos do folclore chinês dizem que o tangran é um jogo com mais de 40000 anos de idade. No início do século XIX, o tangran chegou à Europa e aos Estados Unidos, conhecido como quebra-cabeça chinês.
Diz a lenda um chinês chamado Tan deixou cair uma peça quadrada de cerâmica e esta se partiu em 7 partes. Enquanto tentava remontar a peça, ele descobriu várias outras formas. A partir daí, várias outras formas foram registradas livros. O Tangram é uma espécie de quebra-cabeça que tem um número fixo de peças e que juntas formam um quadrado. Alguns descrevem como: cinco triângulos de tamanhos diferentes, um quadrado e um paralelogramo. Outros dizem que ao invés do quadrado é um retângulo.
O desafio inicial é montar o quadrado e então chegar ao máximo de formas combinando as 7 peças.
Esse jogo desenvolve a capacidade de concentração, a orientação espacial e exercita a criatividade. É também uma ótima diversão.



Material Dourado
Jogo do nunca dez com material dourado
Modo de jogar:
- O grupo decide quem inicia o jogo.
- Cada aluno, na sua vez de jogar, lança o(s) dado(s) e retira a quantidade
de cubinhos ou quadradinhos conforme a quantidade que saiu no dado.
- Quando o jogador conseguir mais do que dez cubinhos ou quadradinhos,
deve trocá-los por uma barra ou tira.
- Quando o jogador conseguir dez tiras, deve trocá-las por uma placa.
- Vence o jogador que conseguir primeiro dez placas ou um número de
placas, antecipadamente, combinado.
- Como variação, pode-se combinar um tempo determinado para jogar.
Nesta variação ganha o jogador que tiver obtido maior número de barras
ou tiras e cubinhos ou quadradinhos.



Escala de Cuisenaire
MATERIAL: barrinhas coloridas variando de 1 a 10 centímetros de comprimento. Cada comprimento é associado a uma cor.

OBJETIVOS: permitir que a aprendizagem se processe através da descoberta por “ensaio e erro”, tornando a criança um agente ativo desse processo. Os números são representados por grandezas contínuas.

ALGUMAS UTILIZAÇÕES:

coordenação viso motora;
memória sinestésica;
ritmo;
análise-síntese;
constância de percepção (forma,tamanho,cor);
idéia de número;
comparação;
noção de conjunto e subconjunto;
adição, subtração, multiplicação, subtração;
frações;
mdc e mmc;
dobro/triplo;
expressão numérica e equações


DESENVOLVIMENTO:
FASE 1 (ed. infantil): explorar – construir casinhas, trens...; discriminar cores, tamanhos;
FASE 2 (ed. infantil): reconhecer cores;
FASE 3 (ed. infantil): comparar tamanhos;
FASE 4 (ed. infantil): associar números às cores;
FASE 5 (anos iniciais) ADIÇÃO – compor;
FASE 6 (anos iniciais) SUBTRAÇÃO – decompor;
FASE 7 (anos iniciais) MULTIPLICAÇÃO, DIVISÃO, FRAÇÃO;
FASE 8 (anos finais) EXPRESSÕES NUMÉRICAS, EQUAÇÕES

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